O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

COMUNIDADE SANTA EDWIGES

Um pouco de nossa História

Com Álbum de Fotos

Surgiu com a necessidade, dos moradores que começavam a povoar a vila, são pioneiros as seguintes Famílias: Toninho e Clarice (1ºs Animadores de Grupo de Família), Geraldo e Luzinete, Doris e Lourival, Darci e Margarete, Waldomiro e Olga, Cleonice.

Houve uma celebração, no pátio do material de construção “Construgil”, realizada em Setembro de 1992, em Dezembro do mesmo ano foi feita primeira novena de natal, tendo como animadoras: a Doris e a Senhora Janete, esposa do senhor João, Mãe das animadoras, Cidinha (esposa do Carlos, que era nosso animador de cantos e Mari (esposa do Léo, animador do GRC e membro da equipe de eventos)).

Em 10 de Abril de 1.994, em assembléia realizada: Rua Rodolfo Teixeira de Souza, 50 na casa dos animadores: Leonardo e Maria Rosa, com a presença de 62 animadores, após os esclarecimentos de Pe. Miguel, Suzana, Mara e a Estela; e comentário do Animador Waldomiro Grabowiski. Foi escolhida a nossa Padroeira Santa Edwiges por votação, ela que nos foi apresentada pelos animadores: Darci e Margarete, que conheceram uma Paróquia dedicada a ela na cidade do Rio de Janeiro, devido à condição de devedores que éramos, a aceitamos e graças a sua intercessão junta a Deus Pai, já estamos livres de grande parte de nossas dívidas

Iniciaram-se as Celebrações, de casa em casa conforme eram nos oferecidas, com a presença de algumas famílias. No 1º Domingo de Maio, Celebração realizada, nos fundos da casa da animadora Jane, Fotos Nº 1 e 2; fizemos um almoço, na casa dos animadores: Leonardo e Maria Rosa. Foto Nº 3 Márcio e Carlos (churrasco), Foto Nº 4 Enios (Bebidas), Magda, Margarete, Cidinha e Odete, (cozinha), Foto Nº 5 e participantes Foto Nº 6.

Foto 1 Foto 2 Foto 3 Foto 4 Foto 5 foto 6

Clique nas fotos para velas ampliadas, para voltar use o botão do seu navegador.

Em uma Celebração realizada na casa dos animadores: Enios e Odete, foi apresentada a 1ª Capelinha, com a imagem doada pelos animadores Darci e Margarete, Foto Nº 8 com os animadores: Magda, Odete, Enios (Alison e Junior), Aparecida (Nega) irmã da Odete; devota e colaboradora.

Foto 8

Voltar ao topo

Em 07 de Julho, recebemos a visita de Padres Italianos em celebração realizada na casa dos animadores: Enios e Odete; Animadores aguardando os visitantes, Foto Nº 9, como 1ª leitura tivemos a historia do inicio da vila, e da comunidade, escrita em papel no formato de um pergaminho, Pe Miguel, traduzindo a história para os visitantes, Foto Nº 10, participantes da celebração Foto Nº 11 e 12 Foto Nº 13, os Padres: Miguel, Lorenzo, Carlos, Enzo, e a pós a celebração houve uma confraternização, Fotos no 14 e 15.

Foto 10

Foto 11

Foto 12

Foto 13

Foto 14

Foto 15

Início das bênçãos das casas, pelos animadores; texto Bíblico mt 7,24-27.

Os animadores: Enios, Doris, Miguel, Magda, Joel T. Maximo, Maria se reuniram na casa dos animadores: Marcio e Nika, para planejar e estudar o local onde seria construída a casa da comunidade. Foto Nº 16 e 17. Vista do Local, da futura Comunidade, Foto Nº 18. Compramos uma Imagem de Santa Edwíges, que ficava na casa dos animadores: Enios e Odete. Foto Nº 19.

Foto 16

Foto 17

Foto 18

Foto 19

Em Julho, os animadores Joel e Maria, ofereceram, o porão de sua casa, ainda em construção, e assim começou a ter mais participação, pois já não havia mais a dificuldade, de não se saber onde seria realizada a celebração.

Em 14 de Agosto, recebemos a visita de D. Moacir (hoje Arcebispo), na casa dos animadores: Leonardo e Maria Rosa. Presentes varias famílias da comunidade e convidados do casal. Foto Nº 20, 21, 22 e 23.

Foto 20

Foto 21

Foto 22

Foto 23

Em 21 de Agosto, fizemos uma festa com o objetivo de arrecadarem fundos, para darmos início à construção da casa da Comunidade, foi realizada sob a lona de um circo, e lançada à pedra fundamental. Foto Nº 24, 25, 26, 27, 28 e 29.

Foto 24

Foto 25

Foto 26

Foto 27

Foto 28

Foto 29

voltar ao topo da pagina

O casal Joel e Jacira são os mais novos animadores da comunidade, que Deus os abençoe, e os faça perseverantes. Participamos, no dia 04 de Setembro do 1º Festival das Comunidades, e fomos vencedores de 3 brincadeiras.

E iniciamos a construção em regime de mutirão no feriado de 07 e 08 de Setembro,com os seguintes animadores participando: Leonardo, Enios, Darci, Geraldo, Carlos, Joel Máximo, Toninho, Marcio, Lopes, Lourival, Ari, Osvaldinei e Odair. Foto Nº 30, 31 e 32; contamos com a ajuda no mutirão de 10 de Outubro, animadores da Ceb Nossa Senhora de Fátima (Carlão, Moreira e Nildo) e inauguramos na Festa da Padroeira dia 16 de Outubro, durante a Santa Missa tivemos 4 batizados, (Priscila de Souza Tomaz; Rafael Skrepec; Samuel Skrepec; Roney Rodrigues de Carvalho).

Foto 30

Foto 31

Foto 32

No Dia 11 de Novembro, participamos pela 1ª vez do Festão das Comunidades na Paróquia. Em 24 Dezembro, às 23 horas, Celebração de Natal, com 3 batizados: (Rafaela de Morais Rodrigues, Doroti Conceição B. Silva; Roberto de Oliveira Rodrigues) confraternização e ceia, troca de presentes entre os animadores, com a presença de Pe Miguel. Fotos Nºs 33,34 e 35, e tivemos o nascimento do Grupo de Jovens “JUNIF” Foto Nº 36, composto por, da direita para a esquerda: Noel, Joel, Dóris, Pe Miguel, Alison, Joelcio Emanuel, Guto, Fabiano, Carmem, Patrícia, ...

Foto 33

Foto 34

Foto 35

Foto 36

voltar ao topo da pagina

No Planejamento. Formaram-se, as equipes responsáveis pelas celebrações:

  • - Domingo — Carlos e Cidinha;

  • 2º - Domingo — JUNIF;

  • - Domingo — Márcio e Nika;

  • - Domingo Joel e Jacira;

  • - Domingo — Darci e Enios.

Em Março iniciamos a campanha para a construção da casa de caseiros e da sala do Centro de Transformação Social Vida Nova, presente na reunião, que aconteceu na casa dos animadores Enios e Odete, Joel, Dóris, Carlos, Maria Rosa. Fotos Nº 37 e 38.

Foto 37

Foto 38

Dona Maria Rosa apresentou a proposta e também a doação de Dona Suzi (esposa do Dr. Luis C. Branco), que veio em forma de material, e que a comunidade bancaria os materiais faltantes, e que seria construída através de mutirão.

Participarão do mutirão os seguintes animadores: Enios, Milton, Luis Carlos, Carlos, Darci, Joel Máximo, Ari, Sr. João, Talas, Alfredo e Lino. Cada família preparava sua refeição e levava na obra e era posto em comum. Foto Nº 39 - 48.

Foto 39

Foto 40

Foto 41

Foto 42

Foto 43

Foto 44

Foto 45

Foto 46

Foto 47

Foto 48

voltar ao topo da pagina

No dia 10 de Abril comemoramos o 1º aniversário da comunidade, com uma celebração Fotos Nºs 49 –51,e após houve partilha de bolo, sopraram a velinha o Filho do casal Marcio e Nika ( Alexandre ) representando o animador mais novo, e o Senhor Waldomiro representando o animador mais velho. Fotos Nºs 52 e 53.

Foto 49

Foto 50

Foto 51

Foto 52

Foto 53

A 1ª Festa Julina aconteceu nos dias 01 e 02 de Julho, foi muito lindo ver a alegria e a participação dos animadores. Fotos Nºs 54 –59.

Foto 54

Foto 55

Foto 56

Foto 57

Foto 58

Foto 59

voltar ao topo da pagina

Foto da Imagem de Santa Edwiges e a Oração ao lado, Foto Nº 60.

21 de Setembro a Associação de moradores em parceria com a Prefeitura Municipal, distribui mudas de arvore no Pátio da Comunidade, com a presença de muitos animadores. Foto Nº 61 e 62.

Foto 60

Foto 61

Foto 62

Foto dos Animadores após a avaliação da festa da Padroeira, ao lado cartaz com os nomes dos Padrinhos para o pagamento dos terrenos. Foto Nº 63. Celebração de Natal, com a presença de Pe. Miguel como animador. Fotos Nºs 64 – 67.

Comunidade Participando e animando os cantos na Paróquia. Fotos Nºs 68 - 70.

 

Foto 63

Foto 64

Foto 65

Foto 66

Foto 67

Foto 68

Foto 69

Foto 70

Em 04/02/1.996 tivemos nosso planejamento para a caminhada de mais um ano, as equipes de celebração, ficarão assim distribuídas:

  • 1º Domingo – João Carlos , Vera, Gilson e Rita;

  • 2º Domingo – Catequese;

  • 3º Domingo – Márcio e Nika (Batizados);

  • 4º Domingo - Joel, Maria, Dóris;

  • 5º Domingo – Carlos, Joel e Jovens.

Novena em honra a Santa Edwiges – Enios, Odete e Janete.

Em 10 de abril 2º aniversario da Comunidade. Em 21 de abril 1º Batizado, por ministros leigos na Comunidade (Márcio e Nika), foi o Jean Filho dos Animadores Joel e Jacira.

Animadores, em mutirão construindo a sala do Sacrário, Foto Nº 71 (Oliveira, na escada; dentro da sala: Sr. Francelino, Jerônimo, Waldomiro e sobre a sala o Carlos); o Animador Jerônimo foi que fez o Sacrário.

A comunidade espera a chegada de Jesus Eucarístico, pela 1ª vez, e a animadora Odete terminando o tapete para a entrada na comunidade. Foto Nº 72.

14 de Julho, recebemos a visita do Frei Leonardo Meulenberg da Holanda, na casa dos animadores Enios e Odete, presente à Dóris. Foto Nº 73 e 74.

Foto 71

Foto 72

Foto 73

Foto 74

Iniciamos a construção da ampliação da comunidade, com o salão anexo.

Copyright 2011 Paróquia São Pedro Apóstolo